Entenda as variações entre esses dois veículos do transporte de cargas
O transporte rodoviário de cargas no Brasil oferece uma variedade de combinações de veículos de carga regulamentadas e autorizadas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), subordinado ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Duas das combinações mais populares nas estradas são o bitrem de 9 eixos e o rodotrem. Neste artigo, exploraremos as características distintas do bitrem e do rodotrem, bem como suas aplicações específicas.
Semelhanças técnicas
Tanto o bitrem de 9 eixos quanto o rodotrem possuem dois semirreboques e um cavalo mecânico com tração 6×4. Ambas as combinações têm um peso bruto total de combinado (PBTC) de 74 toneladas e um comprimento máximo de até 30 metros. Além disso, ambos exigem o uso de um cavalo mecânico com tração 6×4.
O que é um Bitrem?
O bitrem é uma combinação de veículos de carga formada por dois semirreboques, que são ligados por meio de um engate tipo B, também conhecido como quinta-roda. Essa configuração permite a movimentação conjunta dos dois semirreboques, proporcionando maior capacidade de carga. Ele é composto por sete eixos, sendo três no cavalo mecânico e quatro nos semirreboques. Essa distribuição de eixos possibilita um peso bruto total de combinado (PBTC) de até 57 toneladas.
A Especificidade da Caçamba Bitrem
A caçamba bitrem é uma variação especializada do bitrem, projetada para transportar cargas a granel, como areia, terra e outros materiais granulados. Sua característica distintiva é a carreta bitrem, que permite que a carga seja despejada de maneira eficiente e controlada. A bitrem caçamba basculante é acionada hidraulicamente e pode ser inclinada para descarregar o material de forma precisa no local desejado.
O que é um Rodotrem?
Trata-se de uma combinação de veículos de carga composta por nove eixos. Essa configuração permite uma capacidade de carga ainda maior, suportando até 74 toneladas. Os semirreboques são interligados por um veículo chamado dolly, que possui dois eixos. O engate dianteiro do dolly é do tipo A, enquanto a conexão entre o cavalo mecânico e o dolly é realizada por meio da quinta-roda. Essa estrutura de três articulações no rodotrem proporciona uma maior flexibilidade e estabilidade durante o transporte de cargas pesadas.
Diferenças
As principais diferenças entre o bitrem basculante e o rodotrem estão no número de articulações (engates) e na disposição dos eixos.
Bitrem de 9 eixos
Este consiste em um cavalo mecânico 6×4 tracionando dois semirreboques, cada um com 3 eixos. Os semirreboques são conectados por uma segunda quinta roda, totalizando 9 eixos. Essa combinação possui duas articulações: a quinta roda do caminhão e a quinta roda entre os semirreboques.
Rodotrem
Este também é composto por um cavalo mecânico 6×4 tracionando dois semirreboques, mas cada semirreboque tem 2 eixos. A diferença está na presença de um dolly intermediário, que possui 2 eixos e é usado para acoplar os semirreboques. Dessa forma, o rodotrem possui 3 articulações: a quinta roda do caminhão, o engate dianteiro do dolly (cambão) e a quinta roda do dolly.
Limites de peso, comprimento e número de eixos
É importante ressaltar que ambos estão sujeitos a limites de peso e comprimento estabelecidos por legislações específicas do país. A Portaria nº 63/2009 do Denatran define esses limites, garantindo a segurança e a integridade das vias e pontes. É fundamental que os transportadores estejam cientes dessas regulamentações e operem dentro das normas estabelecidas pelas autoridades.
Para uma análise mais detalhada dos limites de peso, comprimento e número de eixos permitidos, consulte a regulamentação da Portaria nº 63/2009 do Denatran.
Conclusão
Embora o bitrem de 9 eixos e o rodotrem possuam características técnicas semelhantes na estrada, como o número de eixos, o PBTC e o comprimento máximo, suas diferenças estão no número de articulações e na disposição dos eixos. É fundamental conhecer essas diferenças e estar ciente das regulamentações do país para garantir um transporte rodoviário de cargas seguro e dentro dos padrões legais.